Educação de jovens e adultos, trabalho e currículo.
Um aspecto a ser considerado é a insuficiência de políticas públicas educacionais para a revitalização da educação de jovens e adultos, com vistas a garantir efetivamente o acesso, a permanência e o sucesso escolar. (Currículo Integrado na EJA – Desafios e Possibilidades, p 4, 2009).
É notório o grande número de experiências criados pelos governos que passaram por este país, cada qual com seus programas tentando resolver de uma forma eficaz o problema da educação de jovens e adultos em nosso país, sabemos que educação se faz com metas a longo prazo e com investimentos condizentes com o programa a ser desenvolvido, o que não aconteceu, o seja, houve pouco investimento, nos mesmos tinham as bases do ensino regular a utilização de metodologias infantilizadas e descontextualizadas que não atendem as necessidades de aprendizagens e especificidades dos educandos jovens e adultos.
Talvez um dos principais problemas no Ensino de jovens e adultos tenha sido a falta de organização dos conteúdos a serem trabalhados, como seriam desenvolvidos e abordados, qual a forma de linguagem utilizada pelos docentes, para que não houvesse a infantilização e por fim como trabalhar as os saberes, as experiências, as expectativas, ânsias, dessas pessoas que fazem parte da modalidade de ensino da EJA. Por fim tornar a escola um ambiente atrativo e acolhedor.
Vale ressaltar a falta de cursos de formação de profissionais para atuarem nessa área do ensino, onde a