Educação de adultos método Paulo Freire
DÉBORA RODRIGUES DE SOUZA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Campo Grande – MS
OUTUBRO de 2012
PEGAGOGIA - 4º SEMESTRE
PROFº ME. GISELA DE MOURA BLUMA MARQUES
EDUCAÇÃO DE ADULTOS - MÉTODO PAULO FREIRE
FEITOSA. Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: A Reinvenção de um Legado 2º edição. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.
A obra resenhada foi escrita por Sonia Couto Souza Feitosa Mestre em Educação e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP. Professora aposentada da Rede Municipal de São Paulo, Assessora Educacional, Coordenadora de Projetos de Educação de Jovens e Adultos e responsável pela Secretaria Política Editorial do Instituto Paulo Freire. É Licenciada em Letras e Pedagogia.
Todo ser humano é um leitor em potencial. Desde os primeiros meses de existência, fazemos leituras quando interpretamos aquilo que vemos. Essas leituras são fundamentais em nossa vida, na medida em que garantem a sobrevivência e o relacionamento com o mundo que nos cerca.
Quando se trabalha com alfabetização de jovens e adultos, deve-se respeitar o conhecimento “vivido” e dele partir rumo à construção de novos conhecimentos e ampliação da visão de mundo. A leitura da palavra, segundo Freire, não só é precedida pela leitura de mundo, mas apresenta-se como uma forma de reescrevê-lo. Esta é, para ele, a essência da alfabetização. Freire considerava a visão de mundo do grupo, na medida em que trazia para a sala de aula sua linguagem real, seus sonhos, anseios, inquietações.
Qualquer pessoa que se disponha a alfabetizar deve reconhecer no alfabetizando alguém que, na sua vivência, acumulou sabedoria, domínio de formas de sobrevivência, de se relacionar com o mundo, enfim, acumulou cultura. Pode e deve contribuir de maneira significativa na apropriação do código escrito. Buscaremos entender, quais os são os princípios e práticas deste método, já que o