educação coorporativa
2.2. Volkswagen 8
2.3. Motorola 10
2.4. SENAC 13
3. Conclusão 15
4. Referências Bibliográficas 16
1. INTRODUÇÃO
Através da realização deste trabalho, entenderemos o conceito de Educação Corporativa e sua importância dentro do ambiente organizacional.
Utilizamos como exemplos, quatro grandes empresas que investem no desenvolvimento e na capacitação de seus colaboradores: Natura, Volkswagen, Motorola e Senac.
São empresas que valorizam seu capital intelectual e acreditam que a educação é a base para o desenvolvimento sustentável de seus negócios.
2. EMPRESAS QUE INVESTEM EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
As Universidades Corporativas surgiram na década de 50 nos Estados Unidos e somente nos anos 90 é que emergiram no Brasil. Hoje, o número de empresas (nacionais e multinacionais) com projetos de educação corporativa no Brasil chega a aproximadamente 100. Entre as empresas que investem neste tipo de projeto estão Natura, Volkswagen, Motorola e o SENAC São Paulo.
2.1. NATURA
Desde a sua criação, em 1969, a Natura, principal empresa de cosméticos brasileira, cultiva acrença de que a educação é base para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Suas ações de educação foram mudando ao longo do tempo. Do treinamento tradicional, voltado para suprir as deficiências do sistema de ensino brasileiro e as necessidades do próprio negócio (treinar pessoas no desenvolvimento de habilidades para o trabalho), evoluiu para o conceito de educação corporativa. Com a recente criação da área Educação Corporativa Natura (ECN), a paisagem educacional da empresa adquiriu novos contornos e passou a incorporar todos os públicos interessados – colaboradores, familiares, Consultoras, fornecedores, as comunidades de Cajamar e Itapecerica da Serra (SP) e o consumidor final.
Vista