Educação continuada
A Educação Continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, é inerente ao desenvolvimento da pessoa humana e relaciona-se com a ideia de construção do ser humano, faz parte do nosso cotidiano e da nossa vida.
Educação Permanente é o conceito amplo de educação que envolve as necessidades educacionais de pessoas de todas as idades, habilidades e níveis educacionais e ocupacionais diversos. A educação permanente se dá durante a formação inicial do individuo, a partir da escolarização.
A formação continuada é muito importante no dia a dia do pedagogo, visto que a todo o momento surgem novas mudanças na educação e o que se aprende durante os estudos, não é suficiente para que se possa atuar como um bom profissional.
O profissional consciente sabe que sua formação não termina na Universidade. Esta lhe aponta caminhos, fornece conceitos e ideias, a matéria-prima de sua especialidade. O resto é por sua conta. Muitos professores, mesmo tendo sido assíduos, estudiosos e brilhantes, tiveram de aprender na prática, estudando, pesquisando, observando, errando muitas vezes, até chegarem ao profissional competente que hoje são. É obrigação do pedagogo se manter atualizado, seus alunos precisam vivenciar o hoje e para isso depende do profissional para lhe ajudar, como transmitir algo novo ao aluno se não manter atualizado? A busca pelo novo faz com que todo profissional cresça a cada dia, aumentado assim seus conhecimentos e aprofundando cada vez mais tudo que foi passado durante a faculdade. Quem teve uma formação a dez, vinte anos atrás é completamente diferente daqueles que tem uma formação nos dias atuais.
Enfim, o bom profissional é sempre aquele que busca estar atualizado, para com isso manter seus alunos também atualizados. Buscando novas fontes de conhecimento só faz com que esse profissional cresça cada dia mais.
Referência
FRANÇA, Robson Luiz de. Princípio e Organização do Trabalho do Pedagogo III. Uberlândia. Equipe do