Educação Continuada x Educação Permanente - Unesp Botucatu
A primeira pergunta a ser realizada quando pensa-se em capacitação é o que se espera realmente de uma capacitação?
Podemos elencar alguns fatos tais como:
Melhorar desempenho;
Contribuir para desenvolvimento de novas competências;
Servir de ferramenta para transformação social e cultural.
Além desses fatores, importante ressaltar que a capacitação vem associada a transformação como estratégia institucional, deve servir para preencher lacunas e transformar práticas profissionais e a própria organização de trabalho.
Nos campos dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levam a contrastar os paradigmas denominados “ educação continuada e “ educação permanente”.
A educação continuada é caracterizada por representar um continudade de modelo escolar ou acadêmico centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnica de trasmissão a fim de atualização. Conceituar técnicamente a prática como forma de aplicação de conceito especializado, dando a oportunidade ao colaborador em ajudá-lo a atuar mais efetivamente com o intuito de melhorar a capacidade deum grupo ou pessoa.
Há algumas formas de organização deste serviço (sistema misto- realizado em conjunto pela educação continuada e enfermeiros da unidade. Sistema centralizado- realizado pela educação continuada e sistema descentralizado-realizado por enfermeiros das unidades). Os programas de educação continuada diferenciam-se em três: programa de orientação inicial, programa de treinamento e programa de aperfeiçoamento).
Essa metodologia de aprendizagem torna-se fundamental para o desenvolvimento de recursos humanos das instituições. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2000), define a educação continuada como um processo dinâmico, ativo, contínuo, destinado a atualizar e melhorar a capacitação