Educação Comparada
Dimensões da educação comparada
Temporal
Espacial
Metodológica
“Escola Municipal Santa Rita – Xerém / RJ”
1 º segmento do ensino fundamental
Zona rural
Três salas de aula – Seis turmas (Cerca de 100 alunos)
Escola pequena. Difícl acesso, longe dos centros urbanos o que reduz a vivência ao mundo letrado. Comunidade carente economicamente.
Observa-se o incentivo dos pais no projeto de artes,onde cada casa possui obras feitas pelos os alunos da escola.
A escola utiliza o método construtivista e elabora projetos de acordo com as propostas do projeto político pedagógico utilizando dos recursos disponíveis para tal. E embora não haja recursos tecnológicos e precariedade no prédio escolar, com boa vontade e dedicação os professores conseguiram implantar métodos utilizando os recursos que têm a seu alcance para que o ensino não seja prejudicado e conseguiram entrelaçar as disciplinas realizando um trabalho multidisciplinar, quando por exemplo utiliza artes para ajudar também na alfabetização num processo de construção de textos ligados as obras de arte. O resultado são alunos mais concentrados, críticos e reflexivos com maior desejo em aprender. A avaliação da aprendizagem dos alunos é permanente.
“Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho – Belém / PA”
Educação infantil e fundamental
Zona urbana
(Cerca de 1000 alunos)
Observa-se boa participação dos pais no auxílio a alfabetização de seus filhos, no apoio a realização de tarefas e atividades, bem como também há casos de pais que voltaram a estudar e que foram alfabetizados através do incentido da professora Amarilze.
A professora Amarilze da Costa, inventou um método próprio para alfabetização das crianças, onde conseguiu êxito de 100% de crianças alfabetizadas utilizando estratégias diferentes com ênfase no ambiente regional, apreciando locais, frutas contemplando vários gêneros textuais. A escola conta com bons recursos tecnológicos, as crianças tem acesso a informática e são estimuladas a