Educação como vinculo transmissor de conhecimento
“A educação não pode, portanto ser considerada apenas um simples vínculo transmissor de saberes e valores, mais também um instrumento de crítica dessa herança. A educação deve abrir espaço para que seja possível a reflexão crítica.”
A educação não deve ser apenas uma forma de transmitir saberes, mas sim um meio de transformar informações em conhecimentos, fazendo com que o aluno desenvolva sua reflexão crítica. Ela não pode ser vista como um meio transmissor de informações,ou seja, a pessoa precisa sentir vontade de buscar além do que lhe foi passado, necessita saber transformar essas informações em conhecimentos que permanecerão pelo resto da vida.
Atualmente, o acesso a informação acontece de maneira muito rápida, isto é, existem inúmeros caminhos que o professor pode utilizar para levar o aluno ao conhecimento , que estimula o pensamento, que o leva a sentir-se parte integrante da sociedade ,capaz de buscar melhoras à mesma refletindo e tornando-se um cidadão consciente de seus direitos e deveres.
O ser humano é o único capaz de pensar, refletir sobre suas ações, logo, desenvolver esse pensamento reflexivo é um dos seus principais desafios, cabendo a escola ser sua estimuladora, tendo no professor o seu disseminador, propagador, o qual tem como instrumento de sua ação o diálogo e a criatividade, mecanismos de contextualizações que levem o aluno a refletir sobre sua realidade, passando a sentir-se atuante na sociedade como alguém que está apto a fazer escolhas conscientes, visando o bem comum.
Uma vez que esses objetivos são alcançados, pode constatar-se que ali realmente houve educação, que aquele individuo sabe como alcançar o conhecimento e, não esta conformado apenas com informações que lhe é repassada. Sabe fazer dessas informações instrumento de críticas e