Educação como Prática da Sociedade
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
Esclarecimento
A Sociedade Brasileira em Transição
Salvador-BA 2014
COMPONENTES:
- Educação Como Prática da Liberdade Esclarecimento A Sociedade Brasileira em Transição
Trabalho apresentado ao Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella- CESCM, como requisito para obtenção de nota, em nome da matéria de Português, sob orientação da Professora Jaqueline .
Salvador-BA 2014
- Esclarecimento (pág. 43-45)
Freire apresenta a idéia que o homem não é nada sem educação ("Não há educação fora das sociedades humanas..."- pág.43) e de que não há de fato um homem feito basicamente de nada. O esforço educativo que levou o homem a buscar essa educação não nasceu do acaso. Esse esforço, segundo Freire, foi uma tentativa de resposta aos desafios da sociedade e isso implicou numa opção ("...qualquer busca de resposta implicaria [...] numa opção").
Opção por ontem ou pelo amanhã, por uma sociedade que tivesse no homem o sujeito de sua história, por uma sociedade independente. E esse é o dilema básico apresentado por Paulo Freire em "Educação Como Prática da Liberdade".
A educação das massas se faz algo fundamental entre nós. Educação que seja uma força de mudança e libertação. Portanto, a opção teria de ser também uma educação para a liberdade.
Freire está convencido de que a elevação do pensamento começa exatamente por uma auto-reflexão, o que levará as massas ao aprofundamento de sua tomada de consciência ("... auto-reflexão que as levará ao aprofundamento conseqüente de sua tomada de consciência..."- pág.44).
Mas a defesa e a