Educação Cognitivista
Curso de Enfermagem
Unidade de Aprendizagem: Processo de Educação em Saúde e as Abordagens Pedagógicas
Professora: Clarice de Souza Duarte
Alunas: Cristina Michels Concepção de Educação Cognitivista
A Teoria Cognitivista, teve como um dos maiores percursores o suíço Jean Piaget (1896 – 1980), titulado Doutor em Ciências Naturais, epistemólogo e psicólogo, dedicou sua vida a elaboração de uma teoria geral do desenvolvimento da inteligência lógica, sua obra continua sendo, ainda hoje, uma referencia obrigatória para as pesquisas contemporâneas da psicologia da criança. (Foulin, Jean-Noel, 2.000)
Características gerais: Uma abordagem cognitivista é prodominantemente interacionista, pois consideramos as formas pelas quais as pessoas lidam com os estímulos ambientais, organizam dados, sentem e resolvem problemas, adquirem conceitos e empregam símbolos verbais. (Mizukami, 1986)
Piaget tenta mostrar ao longo de toda sua obra, que o saber constitui a base da adaptação do indivíduo ao mundo, sendo a inteligência a forma mais elaborada desta adaptação. (Foulin, Jean-Noel, 2.000)
Mas o que é cognição? É o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e ação.
Muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças. Destacamos que as pesquisas feitas por Piaget foi realizada por meio de observação de seus filhos, ele anotava o crescimento dia a dia. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios:
- Sensorial-motor (0 - 2 anos) O bebê o explora, percebe suas diversas partes, experimenta emoções diferentes, formando a base do seu autoconceito. Ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua organização psicológica básica, seja no aspecto motor, no perceptivo, no afetivo, no social e no