Educação chima
Estou mandando para voces o que foi divulgado hoje pela FAPESP, pelo segundo pais do mundo, uns dizem que a China atualmente ultrapassou os EUA. Voces podem enviar no dia 17-03-2013. Leiam e façam comparações com a situação brasileira em forma de peguntas no máximo 10 para cada grupo.
Bom estudo.
China investe em educação para atingir desenvolvimento sustentável
27/02/2013
Por Washington Castilhos, do Rio de Janeiro
Agência FAPESP – Enquanto não resolve seus maiores desafios – tais como emissões de gases, degradação ambiental e envelhecimento populacional (até 2050 mais de 25% terão acima de 65 anos) –, a China investe na educação para alcançar o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.
Nas regiões mais pobres, como a zona rural do noroeste do país, a evasão escolar chega a alcançar os 40%. Para investigar as causas do fenômeno e criar possíveis soluções, o governo chinês tem investido em projetos de intervenção.
Um exemplo é o Rural Education Action Project (REAP), coordenado pela economista
Lingxu Zhang, professora e diretora adjunta do Centro de Política Agrícola Chinesa.
“Quando constatamos que os estudantes de áreas rurais pobres estavam abandonando a escola, buscamos investigar os possíveis fatos que os estariam levando a isso”, disse Zhang na 7ª Conferência e Assembléia Geral da Rede Global de Academias de
Ciências (IAP), evento organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) no Rio de Janeiro.
Em princípio, o projeto passou a subsidiar recursos para os pais manterem filhos na escola. Observou-se que a taxa de abandono escolar dos alunos que recebiam o auxílio
– embora se mantivesse – era menor do que daqueles que não recebiam o benefício. O principal motivo para a evasão, segundo Zhang, era a pressão econômica.
“Vimos que o problema era a área na qual as famílias moravam”, disse Lingxu Zhang à
Agência FAPESP. “As famílias de agricultores tiravam seus filhos da escola para