Educação, arte e cidadania
Ano lectivo 2011/2012 |
Introdução “Educação, arte e cidadania” é um livro da autoria de Álvaro Laborinho Lúcio, que apresenta uma breve reflexão sobre a educação, a arte e a cidadania, relacionando os três conceitos entre si. Induz a uma leitura crítica desafiando o leitor com questões que, simultaneamente vão expondo ideias. Este livro convoca as várias áreas do saber e “constituí, esta uma abordagem – apenas uma entre várias possíveis – da relação entre Educação, Arte e Cidadania, trabalhada, aqui, a partir do exterior e sustentada, tão só, numa legitimidade própria do cidadão interessado em temas e problemas que tendem a marcar o fundamental do seu tempo.” Com esta recensão pretendo dar a conhecer um pouco mais esta obra, abordando os três temas principais – arte, educação e cidadania – fazendo referências a citações do livro, reflectindo e dando a minha opinião à medida que abordo o que penso ser mais importante em cada capítulos. Saliento que todas as citações utilizadas na análise reflexiva dizem respeito ao livro em questão.
O objectivo principal é, através da minha análise, fazer uma ligação entre os conceitos principais e dar a conhecer a sua importância, ou não, nas sociedades.
Análise reflexiva No primeiro capítulo, I – Quem sabe cria, quem não sabe…, o autor refere que devemos ter em consciência e optar por uma de duas vias: uma baseada no aconchego da reprodução e outra no desassossego da inovação, ou seja, o individuo deve “…escolher uma cultura e comprometer-se com ela.”. A cultura, sobrevive “…por maioria da razão, da arte e da sua força massificadora…”, pela multiculturalidade das sociedades e pela homogeneização de um mundo global. O paradigma perdido também, aqui, está referido. Com este o autor pretende