Educação Após Auschwitz
Rev. Francesa: concretização política das ideias iluministas que se formaram. Promessa da liberdade (emancipação pela razão, ciência, técnica), apontando ao progresso. Esta liberdade entrou em crise com as DUAS GRANDES GUERRAS somada a lógica da INDUSTRIA CULTURAL DE DOMINAÇÃO, levando a uma crise de civilização, causada pelo uso da técnica para matar de maneira mais eficaz.
No ambiente pós 2º Guerra nutriu-se no teor humanístico, com uma crítica permanente, uma negação do presente. A exigência para que nada como Auschwitz aconteça é a educação.
Nivelamento humano: valorização de valor de troca e do individualismo.
Exploração do homem.
Hedonismo.
Estes conceitos são fixos a sociedade administrada - a fuga da barbárie é pela subjetividade (educação).
p.120 Hitler usou da fragilidade do povo alemão pós 1º Guerra, para incitar um nacionalismo cego patriota do resgate, gerando grande forças e unindo a população. Adorno ainda defende a emancipação, mas no contexto pós- guerra essa deveria ser dada pela educação, após estudos sobre a personalidade autoritária.
p.123 Formação da criança sobre a emancipação, em um ambiente favorável, contrário a indústria.
O que temos que ter sempre em mente é que a contínua expansão de nossa atividade acarreta um processo de reformulação e modernização dos procedimentos normalmente adotados. Caros amigos, a expansão dos mercados mundiais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Do mesmo modo, o acompanhamento das preferências de consumo garante a contribuição de um grupo importante na determinação do investimento em reciclagem técnica. No entanto, não podemos esquecer que o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação não pode mais se dissociar das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. A nível organizacional, o novo modelo estrutural aqui preconizado exige a precisão e a