educação ambientao
A educação Ambiental surgiu como necessidade de se tornar uma parte essencial da educação do cidadão e sua relações com o meio ambiente, sociedade, cultura, economia.
Patrick Geddes, escocês, é considerado o pai da Educação Ambiental, já expressava sua preocupação com os efeitos da revolução industrial, iniciada em 1779, na Inglaterra.
Em 1863, o naturalista Thomas Huxley publica o ensaio Evidências sobre o lugar do homem e a natureza, mostrando algumas das degradações humanas.
A primeira grande catástrofe ambiental, viria a acontecer em 1952, quando o ar densamente poluído em Londres (smog), provocaria mais de 1600 mortes.
O ano de 1972, foi considerado um do eventos mais importantes para a evolução da abordagem ambiental no mundo. A conferência da ONU sobre o meio ambiente, em Estocolmo, reunindo mais de 113 países, com o objetivo de estabelecer uma visão global e princípios que servissem para a orientação da humanidade.
Em 1975, houve a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, em Tbilisi, sendo o primeiro passo em relação ao processo de Educação Ambiental no mundo. Nesta conferência foram colocado aos estados membros, que incluíssem a EA, em suas políticas educacionais.
Durante esses anos tentou-se estabelecer metas para diminuição de emissões de gases poluentes na atmosfera, e proteção da camada de ozônio, chamada de Convenção de Viena – 1985, sendo aperfeiçoada em Londres –1990.
Em 1992 o grande encontro das nações, mais de 170 países na RIO-92, para concentrar esforços para combater o chamado analfabetismo ambiental, e para atividades de capacitação de recursos humanos.
Em outubro de 1997, os EUA anunciam sua posição sobre a Conferência de Kyoto, Japão: estabilizar as emissões de gases nos níveis de 1990,até o ano de 2012. A redução seria de até 35%, mais o anuncio americano de até 5% fez com que os investimentos em países do terceiro mundo