educação ambiental
LINCENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
ANTÔNIO MAGALHÃES
ALCIONE QUEIROZ
ESMERALDO DE ARAÚJO SANTOS
MARLENE PEREIRA
PROJETO: COLETA SELETIVA DE LIXO
IBOTIRAMA
2014
ANTÔNIO MAGALHÃES
ALCIONE QUEIROZ
ESMERALDO DE ARAÚJO SANTOS
MARLENE PEREIRA
PROJETO: COLETA SELETIVA DE LIXO
Projeto de Atividade de Campo no Ensino Médio apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia, como requisito parcial para avaliação, da disciplina Educação Ambiental, sob a orientação dos professores: Hozana Carla Freitas de Lemos, Gustavo Barreto, Cláudia Andrade e TP: Silas Sebastião
IBOTIRAMA 2014
1 INTRODUÇÃO
Coleta Seletiva de Lixo é uma forma de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais, etc. Eles devem ser previamente separados onde são produzidos, que pode ser nas residências, nas indústrias, nos escritórios, nas escolas, nos estabelecimentos comercias, ou em qualquer lugar onde o ser humano produza lixo.
Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje, grande parte reutilizável do lixo doméstico é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de materiais diferentes. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desvia dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza os alunos de sua responsabilidade social.
Este projeto propões o engajamento de todos: alunos, pais, professores e funcionários, num projeto interdisciplinar que vai nos mostrar tudo o que se pode fazer, ganhar e aprender com o nosso lixo do dia a dia.
A coleta seletiva é muito simples: vamos separar nosso lixo seco e reciclável (papel, embalagens longa