EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BAURU – 2014
1 INTRODUÇÃO
A educação ambiental é um elemento fundamental nas mudanças de comportamentos visando à formação da cidadania ambiental inclui um processo de formação prático e crítico e um compromisso de todos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Os problemas ambientais atualmente exigem que a sociedade repense as bases de sustentação do planeta. No entanto a educação ambiental se constitui um elemento promotor de mudanças de comportamentos visando à formação de uma nova cidadania ambiental.·.
As questões ambientais e ecológicas passam a compor um novo padrão para a atuação da escola na sua função de modificar mentes e comportamentos. A escola é mediadora de conhecimentos, de consciência crítica e promotora de ações de cidadania. É um consenso que se começarmos pela escola, estaremos dando um passo muito importante nesse processo de transformação e resgate de valores como os do cuidado e do zelo com o meio ambiente em seu sentido mais amplo possível. Portanto, a educação ambiental deve trabalhar com duas dimensões básicas: estimular as habilidades individuais e munir esse indivíduo com habilidades sociais que permitam ações coletivas na busca da cidadania ambiental e sustentabilidade.
Se pensarmos sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela destruição permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cogita formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Esta deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. A natureza e o universo, tendo como referência a sustentabilidade e a concepção da cidadania ambiental.·.
Como educador temos a função de ser mediador na construção de referenciais ambientais e devem saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada na formação de cidadãos conscientes, crítico e reflexivos. Assim, o convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o