Educação Ambiental
SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Tbilisi, Geórgia, ex-URSS, de 14 a 26 de outubro de 1977
Declaração da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental
A Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA e realizada na cidade de Tbilisi, considerando a harmonia e o consenso que nela prevaleceram, aprovam solenemente a seguinte Declaração:
Nas últimas décadas, o homem, utilizando o poder de transformar o ambiente, modificou de maneira acelerada o equilíbrio da natureza. A conseqüência disso é que as espécies vivas ficam freqüentemente expostas a perigos às vezes irreversíveis.
Como foi proclamado na Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente
Humano1, realizada em 1972 em Estocolmo, a defesa e a melhoria do ambiente para as gerações presentes e futuras constituem um objetivo urgente da humanidade. Para atingir este objetivo, é necessário que se adote com urgência novas estratégias, incorporando-as ao desenvolvimento, o que representa, especialmente nos países em desenvolvimento, o requisito prévio de todo avanço nessa direção. A solidariedade e a igualdade nas relações entre as Nações deve constituir a base da nova ordem internacional e contribuir para reunir o mais rápido possível todos os recursos existentes. Mediante a utilização das descobertas da ciência e da tecnologia, a educação deve desempenhar uma função capital visando criar uma consciência e melhor compreensão dos problemas que afetam o meio ambiente. Essa educação vai estimular a formação de comportamentos positivos em relação ao meio ambiente e à utilização de seus recursos pelas Nações.
A Educação Ambiental deve atingir pessoas de todas as idades, todos os níveis e âmbitos, tanto da educação formal quanto da não-formal. Os meios de comunicação social têm a grande responsabilidade de colocar seus imensos recursos a serviço dessa missão educativa.
Os especialistas em questões