Educação ambiental
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
ANDERSON DE FREITAS DUMMER
educação ambiental
COLATINA
2012
1. INTRODUÇÃO
O relacionamento do homem com a natureza surgiu por meio de uma intervenção mínima nos ecossistemas. No entanto, com a evolução da humanidade e o processo de “desenvolvimento” culminaram problemas de cunho socioambiental provocando impactos negativos que incidiram diretamente sobre os recursos naturais.
Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats relacionados à fauna, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente. Diante dessa problemática, a educação ambiental, que se constitui numa forma abrangente de educação, se desponta como uma ferramenta fundamental para conscientizar a população como um todo da necessidade de explorar os recursos naturais de forma a não comprometer a existência desses recursos para as gerações futuras.
As empresas, por exemplo, têm procurado encontrar ferramentas, processos ou métodos, que possam diminuir os impactos de suas atividades, e assim preservar o meio ambiente. Logo, o meio empresarial vem trabalhando no sentido de reduzir os efeitos negativos advindos da forma como exercem as atividades, por meio de inúmeras abordagens, como a redução dos custos, selos verdes, certificações, etc., e uma abordagem que merece destaque, pois vem ganhando legitimidade nos últimos anos é a educação ambienta.
Portanto, este trabalho tem o propósito de mostrar como a educação ambiental é importante dentro de uma sociedade/organização (empresas, escolas, padarias, bancos, indústrias etc.) visando, assim, à mudança das atitudes e o desenvolvimento da consciência a cerca do desenvolvimento sustentável dentro e fora do ambiente de trabalho.
2. DESENVOLVIMENTO
A preocupação, no Brasil, com a qualidade biótica e abiótica do