educação ambiental
A negatividade dos impactos ambientais que presenciamos atualmente são produto de extenso ciclo de exploração dos recursos naturais e o lançamento indiscriminados dos produtos gerados ao meio ambiente.
A educação ambiental ou como literaturas sugerem EA, entra no meio coorporativo como acudo na Gestão ambiental que tem como meta mitigar os impactos negativos antropogênicos a partir de seus preceitos e práticas aplicáveis. Dando total suporte para que a empresa, instituição, cooperativas, dentre outros atuem de modo sustentável mediante a realidade que se vive.
Este trabalho tem como objetivo abordar as práticas realizadas inerentes a educação ambiental a partir de um questionário, com a finalidade de divulgar a dificuldade para se manter em atividade a educação ambiental dentro de uma instituição e apresentar sugestões para pontos que possam ser melhorados.
Revisão bibliográfica:
O capítulo 36 da Agenda 21 descreve sobre reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável, aumento da consciência pública e promoção do treinamento. O ensino formal ou informal, a sensibilização publica tem que ser reconhecidas como processo pelo qual a sociedade pode desenvolver suas potencialidades. (PORTAL DO MEC, 2013)
O Ensino é de suma importância na promoção do desenvolvimento sustentável, assim como aumenta a capacidade populacional de abordar questões ambientais e de desenvolvimento. Sendo também fundamental para conferir consciência ambiental e ética, valores e atitudes, técnicas e comportamentos em consonância com o desenvolvimento sustentável e que favoreçam a participação pública efetiva nas tomadas de decisão. (PORTAL DO MEC, 2013)
O Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) executado pela Coordenação de Educação Ambiental do MEC, responsáveis pelas ações voltadas respectivamente ao sistema de ensino e à gestão ambiental, embora também tenha envolvido em sua execução outras entidades públicas e privadas do país. Prevendo três