Educação ambiental: repensando a prática pedagógica
Educação Ambiental: repensando a prática pedagógica
Natália Renata Carneiro
MARINGÁ
2012
UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
Natália Renata Carneiro
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA
1 – Tema:
Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental como instrumento para a transformação e sustentabilidade socioambiental.
2 – Problematização:
Por que a questão ambiental não é tratada com relevância dentro do ambiente escolar?
3 – Justificativa:
A degradação do meio ambiente e a qualidade de vida do ser humano tem sido temas comuns dos debates que envolvem a Educação Ambiental. Muitas propostas são elaboradas e discutidas, mas todas elas implicam uma mudança de postura, de hábitos e de costumes por parte da sociedade. Para que aconteça essa conservação e preservação do meio ambiente só existe um caminho: educar. Para isso a Educação Ambiental surge como uma proposta não só de conscientização da sociedade, mas também de uma mudança de atitudes com o objetivo de evidenciar a importância da preservação do meio ambiente para a melhoria na qualidade de vida.
Nesse sentido a Educação Ambiental surge como método de ensino a partir de ligações a movimentos ambientalistas se tornando ela produto de muitas discussões a respeito dos problemas ambientais que abrangem o planeta.
As reflexões sobre a Educação Ambiental dentro das práticas escolares apontam para uma urgente e necessária reformulação tendo como premissa maior o fato de que o ensino de Educação Ambiental deve ser, acima de tudo, um ato político pressupondo uma transformação social. Nesse sentido, SEGURA (2001) afirma que:
A análise da prática da Educação Ambiental na escola é importante à medida que procura desvendar a natureza do trabalho educativo e como ele contribui no