Educação ambiental nas escolas
A educação ambiental constitui uma educação ampla e abrangente, preparada para reagir às constantes mudanças do planeta. É importante que esteja presente no ensino formal quanto no não formal.
É preocupante a crise ambiental, e a sobrevivência dos seres vivos no planeta já é muito questionada. Nessa dinâmica, faz-se necessário caracterizar a importância da educação ambiental nas instituições escolares, tanto para a formação quanto para a construção individual e coletiva dos alunos, família e a comunidade escolar. Portanto o objetivo da Educação Ambiental, é a criação de uma consciência ambiental na população através da educação, para que elas compreendam os processos naturais e socioeconômicos que afetam o meio ambiente, seus problemas e possibilidades de solução e para que assumam posições responsáveis para solucionar estes problemas.
2 DESENVOLVIMENTO
O atual progresso tecnológico provoca graves consequências para a vida no planeta. Nas ultimas décadas a preocupação com a degradação ambiental e exaustão dos recursos naturais deixou de ser uma preocupação somente de ambientalistas e passou a ser uma prioridade a ser trabalhada e discutida em todos os setores da sociedade.
Nós seres humanos tomamos a consciência de que somos parte integrante do meio em que vivemos e que somos parte da frágil cadeia em que vivemos, que os recursos são finitos e que devemos ter um modo sustentável de viver. Embora o amanhã ainda não tenha chegado, podemos evitar vários problemas ambientais do futuro no presente, porque alguns problemas podem se estender por anos, mas, ao amenizá-los diariamente poderemos solucioná-los antes. Como foi definido da Conferencia de Estocolmo em 1972,
A finalidade da educação ambiental é formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e problemas com ele relacionados, e que possua os conhecimentos, as capacidades, as atitudes, a motivação e o compromisso para colaborar individual e coletivamente na