Educação ambiental nas escolas
Com as grandes evoluções industriais o meio ambiente veio sofrendo diversas conseqüências nunca vistas antes.
Hoje, diante de graves catástrofes climáticas, como furacões e tempestades que se tornam cada vez mais fortes e freqüentes, e de um clima cada vez mais instável, com estações menos definidas, o mundo parece acordar e perceber que não há mais tempo a perder.
A natureza não suporta mais tantas agressões. De acordo com relatório do PNUMA (2007), “A camada de ozônio vem sendo constantemente atingida pelos poluentes lançados no ar, as temperaturas parecem aumentar a cada ano, enquanto a água potável passa a faltar em um número maior de regiões, por todo o mundo”. Diante disso, até países como os Estados Unidos começaram a recuar,mesmo que de uma maneira imperceptível.
Algumas pessoas passa a se perguntar: O que fazer diante de uma situação dessas? É complicado pois a crise ambiental está afetando o nosso planeta em um modo geral,se agirmos localmente logo estaremos ajudando universalmente.E sem dúvidas a melhor maneira para reverter essa situação é a Educação Ambiental.
Essa Educação Ambiental deve ser tratada logo nos primeiros anos de vida para que assim as crianças desde cedo já comecem a se preocupar com o próprio futuro delas.Não deve-se ensinar apenas a parte teórica aos alunos,deve ser colocada em prática também para que possa existir resultados,é dever da escola ensinar os alunos a amar o meio ambiente,pois ele está em tudo,está em casa,nas ruas, nos parques, nas escolas,entre outros.Eles devem aprender a respeitar o meio ambiente e a preserva-lo acima de tudo pois o nosso planeta é um só e é de todos nós.
A Educação Ambiental deve ser trabalhada na escola não por ser uma exigência do Ministério da Educação, mas porque acreditamos ser a única forma de aprendermos e ensinarmos que nós, seres humanos, não somos os únicos habitantes deste planeta, que não temos o direito de destruí-lo, pois da mesma forma que herdamos a terra