EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BERTIOGA/SP
O presente trabalho é uma proposta de projeto de educação ambiental às escolas da rede municipal de ensino do município de Bertioga-SP, a ser desenvolvida pela Secretaria da Educação do município de Bertioga, em parceria com a Associação de Moradores da Riviera de São Lourenço e da empresa Sobloco S/A. Estabeleceram-se os seguintes objetivos: reduzir o lixo, separar o lixo, identificar o tipo de cada lixo para reciclagem e indicar a preservação a Mata Atlântica (fauna e flora) nosso principal bioma. Ficou estabelecido para atingir tais objetivos que esta proposta será desenvolvida em quatro etapas.
PRIMEIRA ETAPA: Primeira Ação – introduzir material didático com as principais idéias defendidas pelos principais autores da atualidade, informar a origem da educação ambiental no mundo e no Brasil e discutir a política nacional de educação ambiental, conforme nível de escolaridade. Segunda Ação – agendar tarefas de inter-relação com o meio ambiente (hortas e oficinas de reciclagem e modelagem de materiais). Terceira Ação – envolver os familiares dos alunos para conhecer como estão cuidando do meio ambiente (em casa, no trabalho, no bairro, na cidade). A investigação será através da aplicação de um questionário de múltipla escolha de pesquisa e avaliação.
SEGUNDA ETAPA: Primeira Ação – reunião dos dados colhidos na terceira ação da primeira etapa. Segunda Ação – com os dados recolhidos identificar o “bom” e o “mau” comportamento com o meio ambiente. Terceira Ação – ensinar boas maneiras para mudar o “mau” comportamento dos alunos e de seus familiares com o meio ambiente, com a identificação de problemas reais e locais (bairro).
Conclusão, este projeto procurar trazer a educação ambiental para o dia-a-dia na sala de aula e se estendendo a residência do aluno, ao bairro onde mora e a cidade. Buscar fazer a integração do tema no cotidiano de cada escola, de forma a buscar a sua permanência e continuidade durantes