Educação Alimentar
Paciente: Thais Xavier de Oliveira
Idade: 16 anos
Relato do caso Clínico:
Paciente compareceu a Clínica Odonto Medic, fazendo o uso de aparato ortodôntico, relatando interesse em transferência para a Clínica Odonto Medic, após avaliação radiográfica (Panorâmica), constatou a presença de lesão em região de Sínfise Mandibular (compreendida entre os elementos 33 e 42) apresentando uma área radiolúcida, com margens escleróticas bem definidas.
Opção de tratamento:
Optou-se pelo tratamento cirúrgico é biopsia. Realizado no dia 18/07/2013 onde a maioria dos COs são tratados de forma similar à outros cistos odontogênicos, ou seja, através da enucleação e curetagem. A remoção completa em uma única peça frequentemente é difícil devido à natureza delgada e friável de sua parede cística.(Neville,2009). Foi associado ao tratamento de prevenção de recidiva, cateurização química da cavidade óssea com solução de Carnoy após remoção do cisto. É importante que o paciente seja acompanhado mensalmente durante o primeiro ano pós cirurgia, semestralmente e porteriormente todos os anos . Determina-se um período de cinco anos, no entanto há casos de recidivas 40 anos após remoção do cisto original, por isso é importante que o paciente faça anualmente uma radiografia para revisão, por tempo indeterminado. Infelizmente após a Cirurgia, a paciente Thais Xavier de Oliveira, não compareceu nas revisões marcadas, ignorando todo e qualquer recomendação realizando a mesma.
Resultado Histopatológico:
Sabendo-se que o diagnóstico pré- operatório não pode ser estabelecido definitivamente sem suporte histopatológico, foi realizada a biopsia incisional do ceratocisto como finalidade de estabelecer diagnóstico conclusivo. O corte histopatológico apresentou epitélio estratificado pavimento ceratinizado uniforme, com espessura variando entre 6 - 8 camadas de células, com camada basal bem definida disposta em paliçada formada por