educaçâo inclusiva
1 INTRODUÇÃO
Diante à descriminação de diferenças surge uma luta em prol a inclusão social e escolar “educação inclusiva”. Até o século passado existiam dois tipos de serviços educacionais em que o aluno era enquadrado em um ou em outro, eram os seguintes: Escola regular ( destinada a alunos com padrões de normalidade) e a escola especial (destinada a alunos diagnosticado com necessidades de aprendizagem).
Na ultima década se firma a escola regular com novos conceitos (o de educação inclusiva) em que a mesma fica responsável ao acolhimento de todos os alunos portadores de necessidades educativas especiais ou não. Visando e destacando assim a idéia que todos são diferentes, porém com direitos iguais perante as Leis.
2 DESENVOLVIMENTO
Entrevista elaborada no dia 24 de Março de 2014, o professor (Regina Pantoja) apresentou varias saídas de como lidar com a educação inclusiva, primeiro o mesmo tentou explicar as conseqüências em relação ao preconceito, e trabalhou esse tema com os alunos, obtendo resultado entre os mesmos.
O educador entrevistado citou que, em 1995 cursou “Estudos Adicionais “ em Marituba PA para trabalhar com alunos ( D.M ) deficiência mental, e atualmente esta cursando Pós – graduação em Educação Inclusiva em Capanema na (FPA).
As saídas que a mesma usou foi trabalhar juntamente com a escola/família.
A dinâmica das etiquetas foi outra sugestão elaborada, a etiqueta com papel chamex escreve – se palavras referentes ao preconceito em geral, e coloca - se na testa de cada aluno, e os mesmos ficará um de frente para o outro em dupla e os dois discutirão as palavras, depois farão um circulo e conversarão sobre as conseqüências causadas pelo preconceito. Os alunos especiais estão inclusos, mas muitas vezes os mesmos ficam sem trabalhos, porque a maioria dos professores não tem