educaçao e trabalho
Toda grande empresa depende diretamente de pessoas para realizar seus projetos e estratégias relacionadas à produtividade, lucratividade, qualidade nos produtos, serviços, imagens e lucro.
Existe um órgão chamado Recursos Humanos que tem como função enriquecer os talentos, e não de controlar e fiscalizar, gerenciar com pessoas e não pessoas incentivando a participação das pessoas nas decisões, utilizando os máximos à inteligência e o talento para obter ampliações de conhecimentos.
No inicio da década de 80, surge em recursos humanos o conceito “quem pode e deve administrar melhores as pessoas é aquele que tem responsabilidade sobre isso e vai tirar o seu próprio resultado das pessoas”. Nesse caso estariam inclusos todos aqueles que têm cargo de chefia: supervisores, gerentes, diretores etc. Os quais receberiam treinamento para exercer a função.
O espaço para tratar da educação de executivos fez com que a área alcançasse níveis de relacionamentos e trabalho mais sofisticados. Nos últimos anos os profissionais de recursos humanos conquistaram espaço e oportunidade para interferir no projeta de toda empresa, pois a principal missão é desenvolver o potencial humano, seus conhecimentos, suas habilidades, com autodisciplina decorrente da autonomia e da responsabilidade. Portanto a pedagogia vem de uma forma bem definida, traçando objetivos que possam ser alcançados com uma compreensão clara do que se entende na política de recursos humanos, visto que uma empresa é um espaço educativo. A pedagogia atua com estratégias e metodologias para informações, conhecimentos e realizações de objetivos tendo como resultado um melhor aprimoramento, qualificação profissional e pessoal dos funcionários, embora ainda haja uma certa resistência por parte de algumas empresas em substituir o psicólogo por pedagogo no setor de recursos humanos.
Comunicação e informação
A qualidade da comunicação é a diferença entre o sucesso e o fracasso, ou, pelo menos,