educaçao e diversidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA
UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE PEDAGOGIA
DAIANE CRISTINA
JANAINA
LUZIA
LIDIANE
SIMONI
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
JANAINA CARDOZO DE S. FERNANDINO
CAMPO GRANDE – MS
2014
INTRODUÇÃO Este trabalho tem por finalidade observar o movimento da globalização e o rompimento de fronteiras entre as diferenças culturais, religiosas e físicas. Bem como ao processo de democratização da sociedade e do resgate dos direitos civis, promovendo igualdade de oportunidade e crescimento aos grupos heterogêneos na sociedade, aumentando a diversidade existente. O conceito de diversidade incorporou outros sentidos, passou a relacionar diversidade com respeito às diferenças e a não discriminação da sociedade.
E que o Brasil ao longo de sua história tem enfrentado grandes problemas de exclusão social, o que gerou grande impacto nos sistemas educacionais. Sendo que discriminação a qualquer titulo são abomináveis aos olhos daqueles que vivem na verdadeira humanidade e que tratam os outros com igualdade, ou seja, respeito e amor, independente da cor, raça ou sexo, um julgamento prévio negativo que deve ser combatido por todos nos cidadãos. A escola como instituição social se insere sempre num contexto concreto e historicamente definido, porque a mesma é concebida como um centro cultural em que diferentes linguagens e expressões culturais estão presentes e são produzidas.
Com isso surge o multiculturalismo, ou seja, diversas culturas em uma única sociedade, porem ainda é visto com dificuldade nas escolas, pois a cultura euro centro ainda é muito presente, mas ao longo dos anos vem passando por transformação já que nosso país foi colonizado por europeus, negros e índios. A luta pela sociedade igualitária e justa está sempre em processo de transformação, pois negros e índios querem seu espaço dentro da historia, com isso a