Educaçao neste milenio
CURSO: PRÓ FUNCIONÁRIO – MULTIMEIOS DIDÁTICOS – SECRETÁRIA ESCOLAR – ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – INFRAESTRUTURA ESCOLAR 1ª ETAPA – MÓDULO 2
PÓLO: CACOAL
NOMES: ERVÂNIA PEREIRA DE FREITAS, JOÃO DUARTE DA MOTTA E LEANDRO BRANDÃO DE MOURA.
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO. PROFESSORES: SANDRO FERNANDES E JOAQUIM MONTEIRO.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA. PROFESSORES: ÉRIKA PESSANHA, CLAUDIA COBALCHINI.
EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS: DANIEL TREVISAN E FERNANDA SANTOS.
Neste milênio a violência nas escolas tem preocupado muito o poder público e toda sociedade, principalmente, pela forma como esta tem se apresentado. O conflito e a violência sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens e as crianças estão experimentando, isto é, estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade. O grande problema é que a violência tem se tornado em proporções inaceitáveis. Alguns estudantes estão assustados. Os professores estão angustiados, com medo, nunca se sabe o que pode acontecer no cotidiano escolar; os pais, preocupados. Não é raro os jornais noticiarem situações de violência nas escolas, as mais perversas e agressivas.
Podemos classificar inúmeras questões que levam a violência para o ambiente escolar. Por exemplo, os mais gerais: diferenças sociais, culturais, psicológicas, e tantas outras como: experiências de frustrações, diferenças de personalidades, competição e outras. Também, podemos enumerar vários tipos, áreas, níveis de violência.
Esse círculo de violência deve ter um olhar mais universal, principalmente, por aqueles que pensam sobre a educação. É necessário ver que a violência contra a instituição escolar, contra colegas e professores e, de certo modo a violência contra o professor provocada pelo aluno e quase normal, é quase normal ouvirmos todos os dias a notícia que o