educaçao inclusiva
Introdução
O presente trabalho teve como principal objetivo conhecer experiências exitosas da professora Maria das Dores Siqueira, pos-graduada em inclusão social, professora desde 1985. Há 12 anos leciona a disciplina de matemática, no 4 batalhao da policia militar, trabalhando com adolescentes menores infratores de 14 a 20 anos.
A realização deste trabalho foi impulsionada pelo interesse do grupo em compreender como podemos ser útil na reabilitação desses adolescentes. Ela nos conta dificuldades encontradas com o aprendizado dos alunos e como fez para que tudo se transformasse em experiências de sucesso.
[...] Como dizer, esses adolescentes vieram parar aqui no CIAA - Centro de Internação de Adolescentes de Anapolis, por motivo de algum ato infracionario.
Difícil sim...mas não impossível.
Medo...muito.
Vontade de desistir...quantas vezes.
Coragem...e o que não me deixou.
Dificuldades...sao tantas .mas eu quis fazer nem que fosse um pouquinho do que aprendi na escola dominical da minha igreja.
Podemos ate perder algumas lutas, mas estaremos prontos sempre Entrevista feita no dia 06/06/2014.as 14hs.
Foi, então, na forma de um desafio profissional que a professora Maria das Dores assumiu a responsabilidade de trabalhar com adolescentes caracterizados por uma trajetória de vida marcada pelo insucesso. Determinada em tentar mudar essa realidade, adotou para isso, uma prática pedagógica diferenciada, que se estende por mais de 11 anos.
Em sua fala, mostra que procurou basear suas relações iniciais nos princípios da amizade e do respeito, estabelecendo com eles regras de convivência social, para afetivamente conseguir conquistar o grupo e estabelecer