educaçao fisica
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A prática da atividade física moderada regularmente diminui risco de ter problemas crônicos de saúde como doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo II, certos tipos de câncer e outros distúrbios metabólicos.
Níveis regular e adequado de atividade física em adultos podem reduzir o risco de hipertensão, doença coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes, mama e câncer de cólon, depressão e do risco de quedas além de melhorar a saúde óssea e funcional.
Frequência Cardíaca
A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto.
Monitorar a frequência cardíaca durante o treino ajuda a melhorar o condicionamento físico, pois indica a intensidade adequada de exercícios que o indivíduo deve seguir para alcançar melhores resultados.
O fato de acompanhar a sua frequência cardíaca, garante que determinada atividade que você está realizando não está muito intensa ou fraca demais.
Os tipos de frequência cardíaca são:
• Frequência cardíaca em repouso: é determinada quando a pessoa esta sentada e tranquila, sem fazer qualquer esforço físico.
• Frequência cardíaca em esforço: é calculada enquanto se realiza exercício físico, e é superior a frequência cardíaca em repouso, isto porque os músculos necessitam de mais oxigênio e a respiração aumenta consequentemente o ritmo cardíaco.
• Frequência cardíaca basal: corresponde ás pulsações mais baixas que podemos alcançar em repouso absoluto. Para a calcular é necessário medi-la imediatamente depois de acordarmos e sem nos levantarmos da cama para não realizar qualquer tipo de esforço físico.
• Frequência cardíaca máxima: Trata-se da pulsação máxima (teoricamente) que se pode alcançar num exercício de esforço, sem por em risco a saúde, sempre que exista uma condição física boa. A fórmula mais usada para calcular este tipo de frequência é: