EDUCAÇAO ESPECIAL
Seminário
Deficiência Física
Tópicos:
Conceitos.
Acessibilidade; Inclusão Social.
Tecnologia Assistiva.
Garantias Legais da Educação inclusiva no Brasil.
Educação Especial na Espanha
A Deficiência ao longo da História da Humanidade.
Publicidade inclusiva ganha mais espaço.
Conceito:
De acordo com o Decreto n° 5.296 de 2 de dezembro de 2004, deficiência física é : "alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida. A deficiência física também se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema Osteoarticular. O Sistema Muscular e o Sistema Nervoso. os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida.
Conceito e Estatísticas:
Definitiva - quando apesar do tratamento, o indivíduo não apresenta possibilidade de cura, substituição ou suplência.
Compensável - é a que permite melhora por substituição de órgãos. Por exemplo, a amputação compensável pelo uso da prótese.
No Brasil 24,5 milhões de pessoas com deficiência - 14,5%A deficiência física pode ser: Temporária - quando tratada, permite que o indivíduo volte às suas condições anteriores. Recuperável - quando permite melhora diante do tratamento, ou suplência por outras áreas não atingidas.
OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, em tempos de paz, 10% da população de países desenvolvidos são constituídos de pessoas com algum tipo de deficiência. Para os países em vias de desenvolvimento estima-se de 12 a 15%.De acordo com os dados do INEP(2004) o n° percentual de deficientes físicos matriculados em escolas públicas e privadas, no País, é de 5,5%, cerca de 31.434