Educaçao em direitos humanos
Curso de Graduação em Direito
ANTE PROJETO DE PESQUISA
Turma: 104101MA
Aluno: Eduardo Pedro da Silva – Matrícula n. 014154
Provável orientador: Manuel Severino e Conceição Torres
TÍTULO E SUBTÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O CASO UNIPAZ BRASILEIRA.
PROBLEMA:
Este projeto surgiu do resultado da leitura do texto intitulado: Educação em Direitos Humanos: de que se trata? de autoria da socióloga e professora da USP, Maria Victoria Benevides, por ocasião da abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos em São Paulo, especificamente em 18/02/2000.
Na qualidade de estudante de direito, o texto provocou reflexões, a partir do próprio título, no tocante a um repensar na prática efetiva do discurso do ensino dos Direitos Humanos focados nas Universidades. A premissa de ensino e aprendizagem no contexto atual se volta para um caminhar convergente, nos remetendo ao pensar na efetividade e aplicabilidade real dos ensinamentos dos Direitos Humanos, concorrendo para que um futuro profissional do Direito tenha ou não a visão da necessidade do aprofundamento do real significado de termos próprios dos Direitos Humanos, como é o caso de dignidade.
Nos deparamos no contemporâneo com fatos preocupantes: alunos universitários ateando fogo em pessoas, que em princípio deveriam ser até olhados e considerados como verdadeiros “patrimônios de sabedoria “ e perpetuação da raça humana. Seria o caso do índio que, quando os estudantes universitários Brasília cometeram o ato infrator provocaram uma certa “indignidade” na sociedade, via mídia, mas, com o passar do tempo caiu no esquecimento.
Diante do exposto , questiona-se: o que fazer para que jovens universitários adquiram não apenas os conhecimentos teóricos do direito de ser humano? o que é ser humano? o que faz um ser olhar e perceber o outro como ser e humano?
Não queremos entrar numa