educaçao de jovens e adultos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: NOVO HORIZONTE DO SUL /MS
6º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
AVENIUZA OLIVEIRA DE SOUZA - RA 289247
FLAVIA ANDRESSA DE ASSIS BOZOKY – RA 290500
MAGDA NOGI GYORFI – RA 290172
Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postada para avaliação da disciplina: Educação de Jovens e Adultos, sob a orientação Profª. Edilcéia Garcia Coelho Barbosa Tutora presencial, do Curso de Pedagogia Pólo – Novo Horizonte do Sul.
NOVO HORIZONTE DO SUL SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a educação assumiu um papel de destaque nas discussões políticas do Brasil. Questionamentos e estudos sobre os modelos de ensino, o acesso e permanência dos alunos na escola, as características do sistema, entre outros, nortearam a agenda do setor público e ao mesmo tempo de pesquisadores. Através das mudanças sociais no Brasil, a preocupação com o desenvolvimento da educação tona-se cada vez mais evidente, possibilitando o acesso e permanência dos sujeitos na escola, além de propiciar aqueles que se encontram a margem deste processo, condições de ingressarem no âmbito escolar, através de uma educação permanente e adequada para jovens, adultos e idosos. Desta maneira, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve configurar-se como uma nova possibilidade para muitas pessoas, que por diversos motivos estiveram afastadas da escola ou não tiveram a oportunidade de freqüentá-la.
A EJA não deve se estruturar como uma adaptação do sistema educacional vigente no Ensino Fundamental e Médio, uma vez que, volta-se a uma camada socialmente desfavorecida, nos âmbitos econômicos, político e social. Estes sujeitos, por muitas vezes, encontram-se a margem do processo educacional, pois em sua realidade foram submetidos ao mercado de trabalho ou não encontraram condições para se manter na escola. Em outros contextos, também se destaca a ausência de espaços