Educaçao Ambiental : Reciclagem
UNIP
Educação Ambiental:
Problemas Ambientais
Vitor Silva
Educação Ambiental
Prof Alexandre
Maio 2013
Campinas – SP
Identificação do problema ambiental : Coleta seletiva
A questão ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, em vista da crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos.
Nesse contexto, surge a questão dos resíduos sólidos (lixo) como uma das mais sérias ameaças ao planeta. Nossa população cresce em níveis geométricos e, juntamente com ela, cresce a produção do lixo. Estimando-se que cada ser humano produz em média 0,5kg a 1,5kg (em função do poder aquisitivo de cada indivíduo) de lixo diariamente e multiplicando pelo total da população do mundo (cerca de 6 bilhões), teremos a espantosa cifra de 3,0 a 4,5 bilhões de quilos de lixo produzidos diariamente.
A maior parte desses resíduos é lançada céu aberto (vazadouros), o que representa um enorme desperdício de matéria-prima e de energia, resultando numa grave degradação ambiental. Essa degradação ambiental ainda é agravada pela falta de planejamento ambiental.
Tal questão, embora conflitante, precisa ser tratada com a seriedade que o caso merece, pois todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente.
Identificação dos envolvidos
Neste problema, a população em geral está envolvida, já que trata-se do lixo por ela mesmo produzido. Já na questão da resolução, temos como envolvidos o governo (que entra com as propostas e disponibilização de serviços) e também a população (que entra com a conscientização).
Justificativas para a coleta seletiva
-Reduz a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário com conseqüente aumento da sua vida útil
-Reduz a exploração de recursos naturais
-Incentiva a participação da comunidade na solução de problemas
-Reduz os impactos