Educar é uma arte
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO ARAGUAIA-TOCANTINS.
Didática geral
O que vem a ser a educação e suas práticas (práxis) educativas? E como a música pode ser um elemento revolucionário e mediador da aprendizagem?
Curso: Ciências Sociais/2010
Disciplina: Didática geral
Docente: Evandro Medeiros
Discente: Lázaro Andrade Santos
Marabá-PA/2013
Este artigo é resultado de minhas compreensões a cerca das discussões realizadas em sala de aula na disciplina de Didática geral, ministrada pelo prof: Evandro de Medeiros à respeito da educação e suas práticas (práxis) educativas, e suas relações com os indivíduos envolvidos nos processos escolares e como eles são tratados nas perspectivas curriculares no que tange a diversidade cultural. Educar é uma arte, e antes de tudo um desafio, e nós, todos igualmente direto ou indiretamente participamos deste processo, seja numa pequena ação, num gesto ou numa grande contribuição mais efetiva. Educar não é apenas um dever dos profissionais de educação, mas de todos aqueles que se comprometem com o futuro e com os sonhos de nossas crianças.
Quando se fala em educação temos a concepção de que se trata apenas do ambiente escolar, contudo, não é bem assim. Ela está além e ultrapassa os muros da escola, pois existem outros modelos e formas de educação, onde independente de irmos ou não a uma instituição escolar, estamos sujeitos a todos os momentos a uma infinidade de processos educativos complexos. E todos nós estamos juntos nesse mesmo barco, fazemos parte do mesmo imenso arco-íris, chamado diversidade, iguais e igualmente capazes de aprender e compreender o mundo. Seja de onde for, cada povo, cada nação, raça, religião, tem uma história e algo a nos ensinar, a qual precisa ser considerada e desmitificada a ideia de que existe uma cultura ou uma raça superior que outra.
Mas, então, o que vem a ser a educação e pra quê ela serve? Conceitualmente, a