Educar e um papel da escola e da sociedade
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – PRIMEIRA LICENCIATURA – PARFOR
DISCIPLINA: BASES PEDAGÓGICAS DO TRABALHO ESCOLAR II.
PROFESSORA: URANIA FLORES
ALUNO: MOHAMMAD MUSTAFA ALI
MATRÍCULA: 13/0088072
TURMA: A
DATA: 20/06/2014
EDUCAR – UM PAPEL DA ESCOLA E DA SOCIEDADE.
Mohammad Mustafa Ali
Resumo:
Este trabalho traz uma breve reflexão do que a educação, seus valores impregnados na sociedade e o trabalho e suas funções sociais. Sabendo que a educação e o trabalho se difundem na construção do homem como ser, traz-se também uma reflexão do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola na figura do professor e a necessidade de uma construção diária da autonomia do sujeito como um ser pensante capaz de contribuir para as transformações de seu meio.
Palavras Chaves: educação, trabalho, papel da escola e do professor e sociedade.
É possível Educar?
O processo educacional tem um papel imprescindível no desenvolvimento do ser humano, foi através da educação que o homem conquistou os avanços que a humanidade pode observar hoje. Podemos perceber quão diferente é a vida de alguns séculos atrás e a de hoje. Numa reflexão mais recente, por exemplo, a nossa vida sofreu uma transformação radical em menos de vinte anos com a propagação da telefonia e da internet. E sem o preparo do homem, ou seja, levar a pessoa perceber suas potencialidades, sistematizar seus conhecimentos através de registros, buscar novas possibilidades, nada disso seria possível. E todo esse processo é educação, é papel da educação. Educação num sentido mais amplo significa tudo àquilo que pode ser feito para desenvolver o ser humano desenvolvendo suas habilidades e competências.
A educação não se restringe aos conhecimentos científicos que possibilitam os avanços tecnológicos e científicos do ser humano ela é responsável a meu ver, prioritariamente, no avanço do homem como pessoa –