EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO? PEDAGOGIA!
Na antiguidade, a educação tinha como principal objetivo, formar pessoas com caráter indiscutível.
Atualmente, a educação tem como principal objetivo formar grandes profissionais. Diante dessa diferença de objetivos educacionais de épocas, iremos discutir essa questão.
2 .1DESENVOLVIMENTO
Mesmo diante de altos índices de graduados, pós-graduados, mestrados e doutorandos, infelizmente esses diplomas não impedem que muitas dessas pessoas se deixem levar pelo lado corrupto da vida e acaba indo para trás das grades.
Hoje a educação só é considerada satisfatória, quando o ser alcança o mais alto nível profissional e financeiro.
O dinheiro tem sido o fator mais importante na sociedade em geral. Mede-se até mesmo o caráter de uma pessoa pela sua condição financeira e/ou social.
As escolas desde a pré-escola, têm esquecido de transmitir o verdadeiro valor da educação, atribuindo essa responsabilidade integralmente aos pais e/ou cuidadores.
Os princípios e valores foram esquecidos dentro dos estabelecimentos de ensino e principalmente pelos educadores.
Para Homero a maior virtude era a honra. Para se ter a honra, era válida qualquer coisa, mesmo que os valores éticos e morais ficassem para trás.
Os tempos homéricos mostram que não são muito diferentes dos dias de hoje.
Atualmente a honra de uma pessoa se mede pelo seu sucesso profissional e financeiro. Não podemos generalizar, mas são poucas as pessoas que pensam ao contrário.
2.2
O texto nos mostra a cruel realidade que vivemos quando o assunto é educação.
Atualmente as escolas educam para o trabalho e não para a vida.
Os tempos homéricos não são muito diferentes dos dias de hoje. Para o homem contemporâneo, o seu sucesso acadêmico é tão somente o resultado do seu sucesso financeiro e profissional. Os valores éticos e morais estão a cada dia ficando mais esquecidos ou tendo menos importância na sociedade. O