Educar Para A Espiritualidade
O Ensino Religioso
• Uma questão diretamente ligada à vida, e que vai se refletir no comportamento, no sentido que orienta a sua ética. O discurso do Ensino
Religioso deve estar sempre amarrado na experiência cotidiana das comunidades que fazem a história. A dimensão cultural abrange as dimensões materiais, intelectuais e espirituais, e o fenômeno religioso vai se formando e transformando à base de uma contínua experiência histórica.
O ensino religioso
1.
Meados do século XX, muitos temiam que o processo de secularização não só minaria as bases da fé, mas também eliminaria o espaço da religião. Apostava-se na ciência e na técnica como caminho para a solução de todos os problemas humanos.
2.Por outro lado, encontramos em nossa juventude grandes interrogações: Que significa, por exemplo, o consumo alarmante de narcóticos? Neste fenômeno complexo certamente há fuga, alienação, hedonismo. Mas não expressará este fenômeno uma aspiração para algo transcendente? Não será um substitutivo para um vazio religioso? Vazio do da alma humana...?
Educar para a Espiritualidade
• Espiritualidade é a dimensão do mistério das verdades objetivas da doutrina traduzidas para a vida cotidiana.
• A espiritualidade não é um estado, mas uma forma de viver a fé.
Finalidade do Ensino Religioso
Educar para a Espiritualidade, levar o educando viver um Bem Estar pessoal, incluindo-se o campo específico da educação
BEM -ESTAR
Educar para o Cultivo da espiritualidade em quanto dimensão própria do ser humano.
“E conhecereis e a verdade e a verdade vos libertará.” João
8:32
“O grande desafio contemporâneo para o homem é o seu autodescobrimento. Não apenas identificação das suas necessidades, mas principalmente da sua realidade emocional, das suas aspirações legítimas e reações diante das ocorrências do cotidiano.” Joanna de Ângelis
Porque eu sei que em mim, isto é, em minha carne não habita o bem. Eu sou capaz de querer o bem, mas não de realizá-lo.