Educar para uma sociedade inclusiva
O presente trabalho apresenta uma resenha sobre o texto: EDUCAR PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA, de Joelson Alves Onofre, onde no mesmo falaremos da relação entre escola, aluno, professores e sociedade inclusiva. Visto que inclusão é a aceitação do proximo com suas limitações e capacidades as oportunidades tem que ser iqualmente para todos, temos que passar a ver todos como todos como seres humanos que precisam estar juntos com outros para viverem bem. A educação a sociedade são entendida as vias de vivencia do homem.
EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA
Em uma sociedade inclusiva, as diferenças sociais, culturais e individuais são ultilizadas para enriquecer as interações e a apredeizagem entre os seres humanos. Trata-se de uma mudança profunda no compotamento e na atitude das pessoas. No caso especifico das pessoas com deficiência, promover a compreensão da diversidade é a forma mais coerente de favorecer a inclusão social e a apredizagem dessas pessoas.
Sociedade inclusiva é uma sociedade para todos independentes de sexo, idade, religião, origem étnica, raça orientação sexual ou deficiência; uma sociedade não apenas aberta e acessivel a todos os grupos, mas que estimula a participação; uma sociedade cuja meta principal é oferecer oportunidades iguais para todos realizarem seu potencial humano.
A sociedade inclusiva tem como objetivo principal oferecer oportunidades iguais para cada pessoa, a sociedade inclusiva é democrática, recolhece todos os seres humanos como livres e iguais e com direitos a execer sua cidadania. Ela é, portanto, fraterna: busca todas as camadas sociais, atinge todas as pessoas, sem exceção, respeitando-as em sua diginidade. Mais para que sociedade se torne inclusive nas denominações que recebem: inválido, excepcional, deficiente, mongol, “down”, surdo, manco, ceguinho, aleijado, torto, zarolho, vesgo, maluco, demente...
Todas as pessoas devem ser respeitadas, não importa o sexo, a