educar para preservar
PROJETO INTERDISCIPLINAR
EDUCAR PARA PRESERVAR:
ÁGUA E LIXO RECICLÁVEL
Carla Cristina A. G. Thomé RA: 1108225
Roseleide Lima de Souza RA: 1120791
Liliany Moreno Trevisan RA: 1115568
Marlúcia Souza Silva RA: 1126375
Polo- Santos- Boqueirão
Justificativa
Nos dias atuais, surge a necessidade de despertar a atenção dos educandos para a problemática da degradação do meio ambiente. A racionalização da água e sua importância para a sobrevivência do indivíduo, a problemática do lixo e a questão da poluição, são temas relevantes a serem trabalhados na escola, pois, dentre as funções que a escola exerce, seu objetivo maior é formar cidadãos responsáveis, críticos e participativos na sociedade.
Segundo os PCNS para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, os alunos precisam ser capazes de perceberem-se, integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio. Dessa forma, cabe à Escola criar ações que proporcionem ao aluno, momentos de reflexões e experimentações, que desenvolvam no indivíduo atitudes críticas e participantes no meio em que vive.
As problemáticas que envolvem o meio ambiente atingem a todos e não podem ser ignoradas, e a escola tem a tarefa de promover a apropriação de saberes, procedimentos e atitudes por parte dos alunos, contribuindo assim, para ao desenvolvimento da cidadania e da formação ética do educando, visando assim, sua formação global.
Situação- problema
As questões ambientais tem sido uma preocupação constante para a humanidade. A ameaça da falta de água e o crescente aumento da produção do lixo em decorrência do consumismo desenfreado geram grandes discussões. Até quando o homem ficará inerte e contribuirá com a destruição do ambiente em que vive? O que será feito para sanar a falta de água e a poluição do meio tão essencial a