Educando para a diversidade
O texto em questão relata a necessidade que nossa sociedade juntamente com nossas escolas e unidades de educação devem visar à ampliação de projetos e necessidades de educação sobre a diversidade que estamos vivendo.
A partir do momento que a criança aprende nas escolas, onde que fica a maior parte do seu cotidiano que o termo homossexualidade é uma coisa normal, que a diversidade e as diferenças devem ser aceita como um modo de vivencia normal para cada pessoa, à palavra HOMO tem o significado de "iguais" logo que homossexualidade vem do gênero "sexos iguais". Porém devemos tratar essa palavra não só como significado cientifico dela, mas sim com significado que HOMO "iguais" é uma forma que igualdade entre cada individuo que o termo em questão trata-se também de necessidades e direitos iguais a cada individuo.
Porém com o tempo a diversidade sexual foi sendo um ponto de polemica em nossa sociedade, em meados dos anos de 1980 a 1990 a epidemia de AIDS foram diretamente e indiretamente denominados aos grupos de riscos generalizando na população ALGBT (Associação de lesbiscas gays bissexuais e transexuais) e com isso a sociedade foi relacionando essa população a doenças e pessoas que casa o mal e infesta à sociedade "normal".
Com isso foi generalizado o termo HOMOFOBIA que com significado cientifico FOBIA igual a medo, ou seja, medo a pessoas do mesmo sexo, a homofobia é uma forma de medo, descriminação, retaliação, e repulso.
Daniel Borillo, por exemplo, define homofobia como "uma manifestação arbitrária que consiste em designar o outro como contrário, inferior ou anormal. Sua diferença irredutível o coloca em outro lugar fora do universo comum dos humanos" com tantos significados que longe de nosso conhecimento definir com autonomia que homofobia e descriminação aos ALGBT.
A necessidade que temos de obter escolas e