Educadores que influenciaram a Ed. Infantil
Artigo reúne pensadores que trabalharam nessa questão
Márcia de Almeida Moura
Muitos foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Segundo Nicolau (1993, p. 25), os educadores que influenciaram a Educação Infantil foram Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Montessori, Freinet, Wallon, Piaget, Vygotsky entre outros. Destaca-se neste artigo alguns destes pensadores e abordaremos um pouco sobre suas contribuições.
* Rousseau
Nasceu em Genebra (Suíça), iniciando uma nova forma de entender as crianças, que até sua época eram vistas como adultos em miniatura. Para ele a criança precisava receber um tratamento diferente, específico, possuindo ela, também, características próprias, interesses, idéias e até vestimentas diferentes dos adultos. O verdadeiro objetivo da educação, para Rosseau, era o de ensinar a criança a aprender e a viver em liberdade, a valorização do indivíduo.
Redimensionou a educação infantil, afirmando que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, vendo na educação a expressão livre da criança no seu contato com a natureza, mostrando que ela é capaz de agir por si mesma. Condenou o uso excessivo da memória e da severidade da instrução, criticando estas duas práticas na escola da sua época.
Propôs à criança o brinquedo e os esportes. Através da agricultura a criança aprenderia a utilizar os instrumentos como a pá, bem como a contar, a pensar, a comparar e a medir. Sugeriu atividades relacionadas com a vida para aprender e desenvolver a geometria, a aritmética, o canto e a linguagem.
Dessa forma, estes princípios educacionais ainda hoje permanecem sendo enfatizados na educação.
* Pestalozzi
Pestalozzi nasceu em Zurique (Suíça). Acreditava que a educação poderia aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade.
Decidiu ser mestre-escola para colocar em prática suas idéias. Entendia que o lar era a melhor instituição para a educação e a