Educador fisco creas
O presente estudo teve como intuito demonstrar a necessidade do educador físico junto à rede da assistência social da cidade de Franca-SP, esse estudo faz-se extremamente necessário para que seja notório a toda sociedade, aos estudantes e profissionais da área, como a educação física pode auxiliar em todo o processo do atendimento social. São apresentadas as possibilidades de intervenção que o educador físico pode realizar dentro de um contexto pedagógico e biopsicossocial, nos mais diferentes grupos atendidos pelo serviço social. Diante dessas possibilidades abre-se um novo campo de atuação para o profissional da área da educação física, o que permite a produção e avanços ligados a pesquisas nesta área. Foram utilizadas para a elaboração do trabalho, revisões literárias, levantamento de leis e uma entrevista com a coordenadora do CREAS, onde o educador físico esta inserido. Palavras chave: Educador físico; necessidade; atuação; intervenção; biopsicossocial.
1-Introdução
A Prefeitura Municipal de Franca através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Ação Social (SEDHAS) implantou em 2005 um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), este equipamento tem como intuito oferecer serviços especializados e continuados voltados para indivíduos e famílias com direitos violados. Acolhimento e acompanhamento de cidadãos e famílias em situação de risco social por ocorrência de negligência, abandono, maus tratos, violações físicas, psíquicas, discriminações sociais e transgressões aos direitos humanos.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos utilizam-se dos serviços oferecidos, e dentre esses serviços estão às atividades sócio-educativas, esportivas, culturais e de lazer. Para tanto, assim como já foi citado este equipamento é um centro especializado, porém desde dezembro de 2005, data de sua implantação a equipe de profissionais era