EDUCACAO NAO FORMAL
Pedagogia
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Josiane Vieira da Silva RA 393053
Patrícia Araújo dos Santos RA 395771
Patrícia Pereira Batista Tomé RA 396016
Roberta Junglos da Silva RA 387703
Naviraí/MS
Abril/ 2015
INTRODUCÃO
Nossa ATPS de Educação Profissional em Ambientes Não Escolares, nos traz conceitos sobre a educação não formal que deve ser entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, assim, estabelecidos no dia-a-dia.
Iniciamos em conceituar o que essa educação difere da Educação formal, àquela que aprendemos institucionalmente na escola, e da Educação informal, em que o aluno aprende com as outras instâncias: família, bairro, amigos, nas chamadas relações informais.
Trazemos abordagens sobre a função do pedagogo em outros ambientes que não são o comumente encontrado. Desde os âmbitos do setor empresarial ao âmbito de atividades de associação, ONG’s, instituições do Terceiro Setor, assim sendo, ver a relevância na formação de profissionais críticos que entendam nãosomente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.
Apresentamos uma proposta e de realizar visita ao Projeto indígena Thafene, além de apresentar algumas fotos da riqueza cultural que há nessa reserva. Alunos de várias faixas de idades, inclusive nós adultos, ficamos maravilhados por esta riqueza: Um aprendizado Não Formal que fica guardado em nossa memória.
Ao final, apresentamos algumas informações sobre a Educação Não Formal na Formação Profissional, algo muito importante, que permite, nós estudantes do curso de Pedagogia, percebemos as dimensões de aeras onde nós como profissionais podemos atuar.
Educação Não- Formal
Uma