educacao inclusiva
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Atualmente ouvimos falar muito sobre a inclusão onde é um tema que esta gerando muitos debates. A ideia de educação inclusiva coloca-se em evidência mundial, a fragilidade na educação, mas ao mesmo tempo, são impostas mudanças para favorecer a educação a todos na educação básica, respeitando as diferenças e necessidades, principalmente ao dos alunos com deficiência. Sendo assim a educação inclusiva necessita quebrar barreiras entre os alunos com deficiência para compreenderem o ensino e seu lugar na sociedade, não limitando os mesmos as suas dificuldades e atingindo o objetivo de lecionar igualmente a todos.
A Professora Aline Assoni Machado é umas das professoras auxiliares, que da um exemplo de inclusão na educação básica em Laguna – SC, ela é responsável por ajudar uma criança de cinco anos, diagnosticada com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Sua meta é que o aluno acompanhe e participe junto com toda a turma.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Educação inclusiva
A Educação inclusiva básica é muitíssimo importante pela necessidade de engajar, principalmente alunos deficientes em meio à sociedade levando em consideração a dificuldade de muitos recursos para os mesmos, sabendo que precisam iniciar a vida sem repressão ou desinteresse ao aprendizado, tem a necessidade de disseminar o ensino a todo sujeito capaz de aprender independente de idade, sexo, etnia, língua, deficiência, classe social, estado de saúde. Visando a melhor forma de desenvolver o ensino para todos como igual, sem restringir com um numero elevado de alunos, procurando sempre evoluir.
2.1.1 Educação Básica
A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturado por etapas e modalidades de