educacao fisica
ANTROPOLOGIA: A CIÊNCIA QUE ESTUDA A DIVERSIDADE HUMANA
A Antropologia é uma ciência bastante jovem (ela surgiu em meados do século XIX, na Europa, em plena efervescência da Revolução Industrial) e que vem contribuindo muito com as inúmeras questões que envolvem o homem na sua interação com o mundo e com os demais (portanto, o homem que vive em sociedade), considerando-se sua diversidade biológica, social e cultural, e seu desenvolvimento ao longo da História.
E por falar em desenvolvimento do homem ao longo da história, observem a imagem acima... Ela nos ajuda a pensar no primeiro ponto fundamental desta disciplina: o homem, desde seus antepassados, sempre foi fruto de seu tempo. Em cada época da história o homem teve que se adaptar ao meio, construindo instrumentos, mecanismos e recursos capazes de tornar mais fácil sua sobrevivência, sua relação com a natureza e com os outros homens (com a sociedade e os diversos grupos sociais), bem como a satisfação de suas necessidades e interesses. O uso da inteligência possibilitou ao homem evoluir não apenas como espécie, mas também como ser social, na medida em que produziu modos de vida, costumes, crenças, valores, linguagem, e todos os demais atributos que envolvem a cultura.
A ANTROPOLOGIA É UMA CIÊNCIA...
A Antropologia é a ciência que estuda a diversidade humana, e muitos antropólogos se dedicam a pesquisar e a compreender a questão da cultura, que é um conceito central quando pensamos nas diversidades humanas. Mas, o que significa “cultura” do ponto de vista antropológico? De acordo com Marshall Sahlins (1997), a cultura é o principal objeto de estudos da Antropologia, pois:
Segundo a Antropologia, o homem é um ser ativo na natureza, capaz de se apropriar dela para garantir sua sobrevivência, ao mesmo tempo em que a transforma de acordo com suas necessidades e interesses. Este modo de ser e de agir no mundo é aprendido, pois os homens não nascem sabendo.