Educac; ao especial
ENGELS EM SUA OBRA”A ORIGEM DA FAMILIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO”SE BASEIA NOS ESTUDOS ANTROPOLOGICOS DE MORGAN, EXPÕE A SUA VISÃO MATERIALISTA DE HISTORIA, SEGUNDO A QUAL OS MEIOS DE PRODUÇAO DETERMINAM A ORGANIZAÇAO SOCIAL, DESCREVE NESTA OBRA A FORMAÇAO DA SOCIEDADE MODERNA CALCADA NA PROPRIEDADE PRIVADA, NA PRODUÇAO, NO COMERCIO E NO PODER DO ESTADO.
MORGAN DIVIDE A EVOLUÇAO SOCIAL DA HUMANIDADE EM 3 ESTAGIOS: SELVAGEM, BARBARIE E CIVILIZAÇAO
TODOS OS POVOS PASSAM POR ESSES ESTAGIOS EM DIFERENTES EPOCAS DA HISTORIA QUE SE SUBDIVIDIA EM FASES: INFERIOR, MEDIO E SUPERIOR DE ACORDO COM OS PROGRESSOS OBTIDOS NA PRODUÇAO DOS MEIOS DE EXISTENCIA
INICIALMENTE TEMOS O PRIMITIVO
A NECESSIDADE DE SOBREVIVENCIA ERA BEM MAIOR DO QUE EM OUTROS PERIODOS. OS HOMENS PERMANECIAM AINDA NOS BOSQUES E VIVIAM PARCIALMENTE NAS ARVORES, FUTOS, NOZES E RAIZES SERVIAM DE ALIMENTO DEPOIS COMEÇAM A INCLUIR O PEIXE NA ALIMENTAÇAO E COMEÇAM TAMBEM A USAR O ARCO E A FLECHA. ESSA POPULAÇAO PRECISAVA SE DESLOCAR ENTRE TERRITORIOS PARA BUSCAR A SOBREVIVENCIA, O QUE ERA NECESSARIO PRA MANUTENÇAO E PASSA A TERINDÍCIOS DE RESIDENCIA FIXA EM ALDEIAS.
NO 2 MOMENTO TEMOS O ESTAGIO DA BARBARIE QUE INICIOU-SE COM A INTRODUÇAO DA CERAMICA, COM A CRIAÇAO DE ANIMAIS P FORNECIMENTO DE LEITE E CARNES, CULTIVO DE PLANTAS. NESSA FASE INVENTOU-SE O ARADO DE FERRO PUXADO POR ANIMAIS, HOUVE A DERRUBADA DAS MATAS. OBSERVA-SE O INCREMENTO DA PRODUCAO A PARTIR DA NATUREZA, PELO TRABALHO HUMANO.
NA SEQUENCIA 3 ESTAGIO CIVILIZAÇAO ONDE A PLENA DIVISAO DO TRABALHO E COMERCIO AMPLO E UMA PRODUÇAO MERCANTIL VOLATADA P COMERCIALIZÇAO, PARA DEMAIS ATIVIDADES QUE NÃO FOSSE NECESSARIAMENTE PARA SUBSISTENCIA. É IMPORTANTE PERCEBER QUE O DESENVOLVIMENTO DA PRODUCAO COM O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS TECNICAS FEZ SURGIR ALGUM ACUMULO, OU SEJA, A PRODUCAO DE EXCEDENTES.
PERCEBEMOS QUE O DESENVOLVIMENTO DA PRODUCAO COM O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS TECNICAS FEZ SURGIR ALGUM