EDUCA O F
É o conjunto de regras estabelecidas em 2000 pela Comissão Atlética do Estado de New Jersey (New Jersey State Athletic Commision, NJAC) para sancionar o MMA, aproveitando um trabalho iniciado pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC). As faltas foram aproveitadas de trabalho desenvolvido pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), que também acrescentou algumas alterações no resultado final.Este foi um trabalho extenso, originado da pressão imposta por políticos americanos que queriam banir o MMA dos EUA por considerar o desporto violento demais.
Em 28 de dezembro de 2005 a Califórnia sancionou oficialmente o MMA usando estas regras.
A partir daí, diversas comissões atléticas estaduais nos EUA passaram a adoptar este conjunto de regras nos eventos realizados sob a sua área de jurisdição.
Vale ressaltar que, por ter sido sancionado por órgãos regulamentadores dos EUA, nem todos os eventos seguem estas regras.
Aqueles sediados fora do território americano implementam algumas alterações, pois cada país tem a sua própria legislação.
Isto fica claro quando a Comissão Atlética de Québec (QAC), no Canadá, reclamou do uso de cotoveladas e joelhadas, bem como da ausência de abertura de contagem protetora em knockdowns, para liberar a realização do UFC 97 em território canadense.
Foi necessário um acordo entre o UFC e a QAC para garantir o evento.
Técnicas permitidas
São permitidos todos os golpes de punhos, pernas, joelhos e cotovelos.
Os cotovelos são permitidos exceto se forem aplicados para baixo.
Aperfeiçoamentos das regras unificadas, permitem atualmente qualquer tipo de ataque com cotovelos, exceto nas áreas do corpo cujo contato não é permitido.
Advertências
As seguintes manobras são passíveis de advertência pelo árbitro do combate.
Se um competidor insistir com a infracção, a advertência vira punição, que pode ser perda de pontos até desclassificação.
Segurar ou se pendurar nas cordas ou grades.
Segurar as