Educa O A Dist Ncia
São Paulo, 05/2009
Flavio Roberto Gouvêa
UniPaulistana http://www.unipaulistana.edu.br/web/ e-mail: frgmat@gmail.com
Mauro Cesar
UniPaulistana http://www.unipaulistana.edu.br/web/ e-mail: maurocesar@uipaulistana.edu.br
Pesquisa e Avaliação
Educação Universitária
Relatório de Pesquisa
Investigação Científica
2
RESUMO
Temos como objetivo neste trabalho, encontrar um possível perfil de um professor em uma disciplina do curso de Administração e Sistema de Informação à distância sobre “Língua Portuguesa: Redação Empresarial”. Apresentaremos, inicialmente, alguns aspectos da Educação a Distância (EaD) e dos modelos de comunicação. Tal curso ocorreu através de Chat, mural, fórum e correio eletrônico, na plataforma Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Dessa forma, ocorriam as interações síncronas e assíncronas entre aluno-aluno e aluno-professor. Acreditamos que estas possibilidades de interações transformam o educador, pois a integração do computador às “tecnologias” intelectuais, como uma nova tecnologia da inteligência, modifica a maneira desse “novo” professor pensar, levando-o a desenvolver características inerentes a esse tipo de interação.
Palavras-Chave: Educação a Distância (EaD); Professor em EaD; Ambiente Web de aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Desde o inicio do curso nossa preocupação girava em torno do perfil do
“professor” em um curso à distancia on-line, e quais características este professor deveria ter, pois percebemos que a EaD vem ganhando força nos últimos anos e, segundo Picanço (2001), vem ocupando lugar na sociedade atual, envolvendo, cada vez mais, um número maior de pessoas e sendo, portanto, necessário que as ações nesta área sejam acompanhadas de intensa reflexão.
Gostaríamos de salientar as classes emergentes chegaram de vez ao mundo online, o que está mudando radicalmente o jeito de se fazer internet no Brasil. E