EDUCA O INCLUSIVA
Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade do alunos. Pode ser considerada uma abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos: o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
A Educação Inclusiva se configura na diversidade da espécie humana, buscando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, em salas de aulas, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola.
O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial, embora o contemple. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência diversificada como: mental, física, surdos, cegos, também com transtornos globais do desenvolvimento e aos alunos com altas habilidades, desde a educação infantil até à educação superior.
A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas deve ser incentivado. A Educação inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar, a opção por este tipo de Educação significa ver as diferenças como diversidade.