Educa o físico
Fumar maconha pura é tão - ou mais - prejudicial aos pulmões quanto o tabaco, mostra um estudo da Fundação Britânica do Pulmão.
O estudo concluiu que três cigarros de maconha podem causar danos correspondentes a 20 cigarros convencionais.
Dados preliminares do estudo já haviam sido revelados anteriormente, mas apenas agora os dados conclusivos foram apresentados.
De acordo com a fundação, a situação piora ainda mais quando se mistura maconha com tabaco no mesmo cigarro.
Informação
O estudo mostra que cigarros de maconha contêm 50% a mais de substâncias que causam câncer do que os de tabaco.
O doutor Mark Britton, presidente da fundação, disse que as estatísticas devem "surpreender muitas pessoas, especialmente aqueles que preferem fumar maconha em vez de cigarro por acreditar que é menos prejudicial à saúde".
"É vital que as pessoas estejam completamente informadas sobre os perigos (de fumar maconha) para que possam tomar suas decisões de forma consciente."
Britton enfatizou, porém, que o estudo não é "sobre questões morais" em relação ao fumo. "Apenas queremos que as pessoas saibam dos riscos respiratórios."
Pesquisas feitas na Grã-Bretanha neste ano mostram que 79% das crianças do país acreditam que a maconha é segura para a saúde.
E apenas 2% das crianças pesquisadas tinham conhecimento sobre os riscos envolvidos no consumo da droga.
Perigo maior
O estudo britânico também mostrou que os riscos de fumar maconha aumentou bastante desde a década de 60.
O motivo é o aumento da concentração da substância conhecida pela sigla THC, o principal componente químico da maconha.
No cérebro, o THC é o responsável pela ação em receptores neuronais que ajudam a regular as sensações de prazer, a memória, a concentração, o pensamento, a percepção de tempo e a coordenação dos movimentos.
A Fundação Britânica do Pulmão quer que o governo da Grã-Bretanha promova a educação sobre os riscos para a saúde do ato de